quarta-feira, 13 de maio de 2015

Dois Bons Representantes da uva Tempranillo: Menguante e Embocadero


Minha contribuição mensal para o Zucca Gastrô e, desta vez, a viagem nos leva à Espanha, terra das touradas, da dança flamenca, dos bares de tapas e das procissões de Páscoa. A prova é de dois representantes espanhóis da uva Tempranillo, para que se possa sair do "lugar comum", e por vezes especial: Malbecs da Argentina, Cabernets do Chile e por aí vai.

A uva Tempranillo é uma cepa que, em alguns vinhos,  lembra um pouco o gosto e os aromas da Pinot Noir da Borgonha e está na maioria dos tintos espanhóis importantes. É cultivada no Douro para produzir o Porto e vinhos de mesa e recebe o nome de Tinta Roriz. Não é particularmente perfumada, eis porque é muitas vezes cortada com uvas mais aromáticas como a Grenache na Região de Rioja.



É uma casta de personalidade difícil de definir: sua fruta emblemática seria o morango, mas nas regiões de Rioja e Ribera del Duero pode ser robusto, intenso e picante, com mais destaque para ameixa do que o morango, e adquire suavidade e corpo com a guarda.

Como característica dos vinhos que trouxe, posso dizer que apresentam mais presença gustativa do que olfativa, lembrando também o Mil Campos Veja aqui, o que não os desmerece tanto, porque são vinhos com apelo comercial, é verdade, mas são sedutores, e de bom custo-benefício. Um segredo: as mulheres de maneira geral muito os apreciam! Se é importante isso? Eu acho muito!
Vamos a eles?


Menguante Tempranillo 2008
Produzido por Bodegas Pablo Menguante na D.O. de Cariñena, com 100% de uva Tempranillo.

Passagem por três meses em barricas de carvalho francês e americano.

Um vinho de cor rubi, com pernas lentas e grossas. Aroma de frutas vermelhas, tímido inicialmente, mas que abre com a evolução na taça para uma intensidade maior de framboesa, morango e especiarias. No palato é macio, muito saboroso, com taninos finos e boa persistência.
Elegante e equilibrado, muito bem vinificado, em um estilo agradável e frutado. Um vinho sedutor.
Evolui na taça se deixado por alguns minutos, pois é um vinho de 2008 e precisa deste tempo para ser melhor apreciado.

Comprado na Grand Cru em Florianópolis no dia 26/04/2015, custou 53,00 reais





Embocadero 2012

Produzido pela Bodega Coop. San Pedro Regalado em Burgos, D.O. de Ribera del Duero, com 100% de uva Tempranillo.

Um vinho de cor rubi, com pernas grossas e rápidas. Aroma de ameixa e especiarias como cravo. No palato apresenta-se com corpo médio, certa adstringência, e com acidez moderada. Média persistência. Um vinho em um estilo mais austero e gastronômico.

Álcool a 14%

Comprado na Grand Cru em Florianópolis no dia 26/04/2015, custou 63,00 reais





Para harmonizar com esses vinhos penso que uma seleção de tapas seria o ideal. Se for em uma tasca onde se valoriza uma boa conversa também, então temos o cenário ideal. Um brinde e saúde a todos.

Para adquirir os vinhos, ou para saber mais:
http://www.grandcru.com.br/?gclid=CPifzZS8ocUCFTMS7Aod1UoAhg


















Nenhum comentário:

Postar um comentário