segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Valpolicella Superiore Ripasso Ca' del Laito 2009



A primeira lembrança que tenho do vinho Valpolicella é da adolescência com a referência em livros de um dos meus escritores favoritos, Ernest Hemingway, como em "Do outro lado do Rio, e Entre as Árvores.", no qual o escritor declara seu amor por este vinho.
"Luminoso, seco, rubi e cordial como a casa de um irmão que você se dá bem."
Ou seja, gostei e admirei o vinho sem antes conhecê-lo realmente, ok? Admito.

O Valpolicella é feito a partir de três cepas diferentes da região: a Corvina Veronese, Molinara e Rondinella.
 O Valpolicella DOC agrupa vários estilos de vinhos tintos: Valpolicella genérico, Valpolicella Clássico, Valpolicella Clássico Ripasso, Recioto della Valpolicella e Valpolicella Amarone.


Resumidamente, o Valpolicella de base é um vinho leve e saboroso, para ser bebido jovem. Nos melhores produtores, os vinhos da zona Clássico tem mais concentração aromática. O Ripasso utiliza as cascas do Amarone em contato com o mosto para agregar concentração e taninos enquanto o Recioto e o Amarone são feitos a partir de uvas selecionadas, postas para secar em celeiros desde a vindima até o mês de janeiro. O Recioto é comparável ao Porto e o Amarone é seco e opulento.

O Ca' del Laito é um Valpolicella Clássico Ripasso, o que significa que as cascas de uvas desidratadas do Amarone foram utilizadas em contato com o mosto do Valpolicella Clássico. Produzido por Azienda Agricola Tomaso Bussola, sendo composto de 45% Rondinella, 40% Corvina, Corvinone, 15% Molinara e outras, com produção total de 15.000 garrafas.

Elaborado com esmagamento das uvas e fermentação com leveduras selecionadas à temperatura ambiente por 10 dias. 5 meses após, 90% do mosto é repassado sob as borras do Amarone por 1 semana, que logo é cortado e amadurecido em tonéis de 700 L de carvalho da Eslovênia, por 17 meses. Clarificação com albumina. Permanência de 3 meses em garrafa antes da comercialização. 
Estimativa de guarda por 10 anos segundo informações da Vinícola.

Vamos ao vinho:
Límpido, coloração bordô com halo cor de tijolo, lágrimas grossas e muito lentas. Aromas de frutas secas, damasco, tabaco e couro. Pouca intensidade olfativa. Em boca revela-se denso, licoroso, quente, com taninos finos e acidez discreta. Sápido no final de boca, com boa persistência. Álcool a 14%.
Parece já ter passado por seu auge, mas gostei do seu refinamento e elegância.
Um vinho que vale muito a pena provar. Melhora com a comida, em nosso caso harmonizamos de forma simples, com frango assado e batatas e saladas diversas. Muito bom.
Comprado na Decanter em Florianópolis, custou 108,00 reais.
Nota= 90 pontos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário