domingo, 4 de maio de 2014

Grans-Fassian Riesling Mineralschiefer Trocken 2011



Minha quinta postagem para a CBE (Confraria Brasileira de Enoblogs), cujo tema do mês foi da confrade Evelyn Fligeri, do tacaserolhas.blogspot.com.br :  Vinho elaborado com Riesling, de qualquer região e em qualquer faixa de preço. Confesso que me deu um trabalhinho, hehe.
Como conheço poucos vinhos Riesling procurei como alternativa provar um vinho seco (Trocken).

Desde a década de 70, o termo "trocken" - literalmente "seco" em alemão - refere-se a um vinho que contenha no máximo 4g/l de açúcar residual, ou até 9 g/l se a acidez acompanha de perto o acréscimo de açúcar, permanecendo até no máximo 2 g/l de distância da doçura. Ou seja, se um branco "trocken" contém 9 g/l de açúcar, ele deve conter no mínimo 7 g/l de acidez total expressa em ácido tartárico. Atualmente, os vinhos secos respondem por aproximadamente 1/3 da produção total do país.

A família Grans ostenta 390 anos de tradição na elaboração de vinhos do Mosel. Com dois mil anos de história vitivinícola, o Vale do Mosel possui belas paisagens, caracterizado pelas encostas íngremes de ardósia. O clima extremamente frio proporciona um longo amadurecimento às uvas.

O Mineralschiefer 2011 é produzido na aldeia de Leiwen, no Mosel, com 100% de uva Riesling, não estagia em madeira e apresenta teor alcoólico de 12% v.v.

Na taça é um vinho de cor amarelo- esverdeada, lágrimas lentas e grossas. Aroma sutil de pêssego, um toque vegetal e floral (flores brancas) e petróleo. Em boca é  fresco, mas de leve acidez, final de boca claro e muito mineral, que retoma os aromas, muito persistente, equilibrado. Com um dulçor ao qual não estou acostumado quando o assunto é vinho branco, mas que faz pensar em uma harmonização com a cozinha oriental, sem dúvida e foi o que fizemos: sushis e peixe harmonizaram muito melhor do que com bolinhos de bacalhau. Um vinho para ser apreciado mesmo sem acompanhamentos. Uma experiência bem diferente, muito boa.

Importado para o Brasil pela Decanter, comprado na loja da Decanter em Florianópolis, em 05/04/2014.
Preço: 110,00 reais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário