terça-feira, 20 de maio de 2014

Dádivas Chardonnay 2012


Produzido pela Vinícola Lídio Carraro com uvas provenientes de Encruzilhada do Sul- RS, com 100% da variedade Chardonnay.
Encruzilhada do Sul, segundo Eduardo Giovannini, grande estudioso dos vinhos e terroirs brasileiros, caracteriza-se por solos francos de média a baixa fertilidade, originados de granitos. O clima é similar ao da região serrana do RS, porém com chuvas de pior distribuição, normalmente ocorrendo seca no verão.
A combinação de relevo formado por leves ondulações, situado a 420 metros acima do nível do mar, solo arenoso e um microclima de inverno rigoroso, verão de dias quentes, noites frias e poucas chuvas, resulta em um terroir de boas surpresas, originando vinhos com ótima concentração de cor e boa estrutura.

Já havia provado este vinho em outra ocasião, aqui, mas como foi em ambiente festivo com os amigos, faltou uma análise mais detalhada, sem contar que a temperatura (por volta de 10 graus) hoje, estava mais adequada à apreciação deste Chardonnay.




Vamos ao vinho em questão:
De cor amarelho palha, com lágrimas lentas e grossas. Aromas elegantes de flores brancas e abacaxi em calda. Em boca é amplo, envolvente, de personalidade. Álcool a 14%. Um vinho para os fortes sem dúvida!
Vale a experiência e muito melhor do que vários dos seus vizinhos sul-americanos de preço equivalente.

Custo= comprado no Emporium Nostra Adega de Florianópolis, custou 45,00 reais.

Nota= 88 pontos

Um brinde!





Nenhum comentário:

Postar um comentário