domingo, 1 de dezembro de 2013

Les Coucherias 2011

 Os franceses da Borgonha elevaram a Chardonnay ao nível de estrela e protagonista ao elegê-la como praticamente a única uva branca para a produção de seus vinhos. Eles fazem vinho há tanto tempo que descobriram exatamente que é esta variedade que cresce melhor e que melhor expressa o terroir da região. O solo calcáreo predomina em todas as áreas, o clima é de verões quentes, invernos frios e há constante ameaça de tempestades de granizo. O clima relativamente severo resulta em um número reduzido de safras realmente boas para o Borgonha branco, além da produção ser pequena, daí seu alto preço.
Resolvi abrir esta garrafa hoje pela mesma razão que o Anonymus gourmet assiste ao filme Casablanca várias vezes por ano, todos os anos: "Para não deixar de acreditar..." 
O Les Coucherias é produzido a partir de um vinhedo premier cru, pelo método biodinâmico, pelo produtor Jean Claude Rateau, em Beaune, com 100% da casta Chardonnay. Outros vinhos do mesmo produtor foram postados veja aqui
O 2003 estagiou por 14 meses em barricas de carvalho usado. Não consegui detalhes sobre o 2011 no site, mas o carvalho está discreto, sutil e harmônico, o que me faz pensar que o estágio em carvalho é apenas para evolução do vinho, à maneira do Velho Mundo, sendo que há pouca contribuição da madeira emprestando compostos como estamos acostumados com os californianos, o que para meu gosto é um ponto a favor.
De bonita cor dourada, com lágrimas finas e rápidas, límpido. Uma explosão de aromas, em camadas, pêra, maçã, flores brancas, abacaxi, amêndoas, de média intensidade, elegante, de muito boa evolução na taça. Em boca apresenta um dulçor, mas que não é enjoativo, e é persistente, delicioso, convida a outro gole. Leve acidez, muito harmonioso. No final é amplo, longo e caloroso. Enfim, um vinhaço. Acredito que possa ser guardado tranquilamente por mais 4 ou 5 anos.
Comprado diretamente com o produtor, custou 26 euros, muito barato para um vinho desta qualidade.
Nota= 95 pontos
Harmonizou muito bem com um risoto de pêra e gorgonzola.
Um brinde!



Nenhum comentário:

Postar um comentário