domingo, 10 de novembro de 2013

Tarima Monastrell 2011


Produzido pela Bodegas Volver, com 100% da casta Monastrell (Mourvédre na França, ou Mataro em US e AU), na Denominação de Origem de Alicante, Espanha. Chama muito a atenção a beleza do rótulo. 
Na taça um vinho de bonita cor violácea, com lágrimas grossas e lentas. Aromas de chocolate, frutas vermelhas e mirtilo sobressaindo. De taninos macios e doces, com moderada acidez, é um vinho gastronômico. Chama a atenção os aromas e sabor da Monastrell, inusitados, diferentes. Às cegas, pensamos ser um blend com alguma uva autóctone de Portugal, porque é o que tínhamos de experiência para descrever o vinho.
Potente, com graduação alcoólica de 14,5%, difícil de ser apreciado sem acompanhamentos, penso que harmoniza bem com carnes vermelhas em geral e massas com molhos condimentados.
Vale a experiência, mas este vinho traz algo que não me agrada e que inicialmente não soube explicar, mas parece ser por conta do estilo do vinho mesmo. Precisaria provar outros exemplares com esta uva para ter uma opinião justa e não me ater somente ao meu gosto pessoal. É um bom vinho sem dúvida, mas será que por conta da modernidade os vinhos tendem a ter um padrão muito homogêneo, privando-nos da diversidade tão esperada? Fica o questionamento, mas é um vinho de bom custo-benefício.
Nota= 90 pontos.
Importado para o Brasil pela Grand Cru. Comprado no site Sonoma, custou 44,95 reais.
Um brinde!







Nenhum comentário:

Postar um comentário