quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Restaurante Baleal - Lisboa


Lisboa é uma cidade espetacular. Fervilhante de dia e à noite, é difícil não se apaixonar por esta cidade que acolhe pessoas de todos os lugares do mundo. Multicultural , com diversos espetáculos ao ar livre, música à noite nas calçadas e um caldeirão de raças de todas as gentes, Lisboa é um espetáculo à parte.
Com múltiplas escolhas quando o assunto é gastronomia, ouve-se que comer bem em Lisboa é fácil, e é barato comparado a outras cidades da Europa. Se você estiver perdido, peça a um português qual é o seu restaurante favorito, ou as opções que ele poderia te sugerir, sempre haverá várias, e lugares únicos, imperdíveis.
Foi assim que conhecemos a Cervejaria Trindade (excelente, uma casa tradicional, muito antiga e que preserva as tradições portuguesas, com pratos de bacalhau divinos) , o Restaurante O Bacalhoeiro 
(muito bom também) e o Restaurante Baleal, este último com o devido relato:
Nos hospedamos próximo ao Restaurante, e tivemos oportunidade de ir em 2 ocasiões distintas.
O Restaurante Baleal está situado em uma rua difícil de ser utilizada pelo turista que visite somente as praças D. Pedro IV e a Avenida da Liberdade, mas de muito fácil acesso por estar em uma rua paralela à praça da Figueira.




À entrada o visitante atravessa um corredor ladeado por 2 grandes aquários com os frutos do mar devidamente em exposição, e entra em um ambiente tipicamente português, onde os clientes podem fazer o pedido e almoçar ou jantar mesmo no balcão ou escolhendo uma das mesas. Me agradou logo de início porque percebi que é ali que os moradores locais fazem as suas refeições ( geralmente é onde come- se melhor e mais barato). Surpreendentemente vazio nas 2 ocasiões que fomos, vimos poucos turistas também.
De início, pedimos o de praxe , azeitonas, pão, óleo de oliva.
A salada de polvo (que muitos consideram uma iguaria) foi recusada, uma pena, porque não foi dessa vez de novo que pude provar.
Amêijoas à Bolhão Pato, uma delícia, muito saborosas, com um sabor difícil de descrever e que não se compara a outro prato.


E uma sapateira cozida à altura ( escolhida pelo nosso garçom, segundo o tamanho que queríamos, no aquário ao lado)


Para acompanhar, um vinho verde.



Em outra ocasião, pedimos um bacalhau... Divino, um dos melhores que já comi.


Como eu queria variar (por opção da minha esposa ficaríamos só no Vinho Verde) pedi um vinho branco de Lisboa ( Prova Regia Arinto 2011) recomendado pelo garçom, que foi um dos melhores vinhos da viagem. Como comem e bebem bem os portugueses! Acompanhou muito bem o prato e completou a experiência.

Valores: infelizmente não anotei, mas barato em relação aos outros restaurantes de Portugal .

Resumo da Opera: vá sem pressa e desfrute de uma autêntica refeição portuguesa sem pagar um alto valor por isso. O atendimento é excelente, os garçons são atenciosos e cordiais. Altamente recomendável.

Restaurante Amigo do Vinho: Sim! Boas taças, valores adequados, carta simples mas com boas opções, o garçom abre a garrafa para a prova, enche as taças e o cliente cuida de servir o restante a seu tempo (os caras sabem das coisas). 

Restaurante Cervejaria Baleal, Lisboa, Portugal.
Endereço:Rua da Madalena, 265 



Um comentário: